Bibliologia
Bibliologia

 

TEORIAS DE FALSA INSPIRAÇÃO BIBLICA

INTRODUÇÃO:

A INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA:

O que diferencia a Bíblia de todos os demais livros do mundo é a sua inspiração divína. É devido a essa inspiração que ela é chamada a Palavra de Deus. Cremos que a Bíblia é divinamente inspirada, portanto, inspiração divína é a influência sobrenatural do Espírito Santo como um sopro sobre os escritores da Bíblia, capacitando-os a receber e a transmitir a mensagem sem mistura de erro.

A própria Bíblia reivindica a si a inspiração de Deus, pois a expressão " Assim diz o Senhor", qual carimbo de autenticidade divina, ocorre mais de 2.600 vezes nos seus 66 livros, além de outras expressões equivalentes. Foi o Espírito de Deus quem falou através dos escritores. Os escritores, por sua vez, evidenciam ter inspiração divina.

TEORIAS FALSAS:

Quanto à inspiração da bíblia, há várias teorias falsas, que o estudante não deve ignorar. Umas são muito antigas, outras bem recentes, e ainda outras estão a surgir por aí a fora. Nalgumas delas, para maior confusão, a verdade vem junto com o erro, e muitos se deixam enganar. Vejamos as principais teorias falsas da bíblia.

TEORIA DA INSPIRAÇÃO NATURAL

Ensina que a bíblia foi escrita por homens dotados de gênio de força intelectual especial, como o foram também Milton, Sócrates, shakespeare, Camões, Rui e inúmeros outros. Isto nega o sobrenatural. É um erro de consequências imprevisíveis para a fé. Os escritores da bíblia reinvindicam que era Deus que falava através deles. Exemplos: II Sm 23:2, At 1:16; Jr 1:9 Ed 1:1; Ez 3:16,17; At 28:25 etc.

TEORIA DA INSPIRAÇÃO DIVÍNA COMUM

Ensina que a inspiração dos escritores da Bíblia é a mesma que hoje nos vem quando oramos, pregamos, cantamos, ensinamos, e andamos em comunhão com Deus.

Isto é errado, porque a inspiração comum que o Espírito nos concede: a) admite gradação, isto é, o Espírito Santo pode conceder maior ou menor conhecimento e percepção espíritual ao crente, à medida que este ora, que se consagra, e que se santifica, ou que deixa de fazeer estas coisas, ao passo que a inpiração dos escritores da Bíblia não admite graus: o escritor era ou não era inspirado; b) a inspiração comum pode ser permanente ( I João 2:27), enquanto que a dos escritores da Bíblia era temporária.

Centenas de vezes encontramos esta expressão dos profetas " e veio a mim a palavra do Senhor...", indicando o momento em que Deus os tomava para transmitir sua mensagem.

TEORIA DA INSPIRAÇÃO PARCIAL

Ensina que partes da Bíblia são inspiradas, outras não. Afirma que a Bíblia não é a palavra de Deus, mas que apenas contém a palavra de Deus. Se esta teoria fosse verdadeira, estariamos em grande confusão, porque quem poderia dizer quais as partes que são inspiradas e as que não o são? A ´rópria Bíblia refuta isso em II Tm 3:16 ( ARA ). Também em Mc 7:13 o Senhor Jesus aplicou o termo " A PALAVRA DE DEUS" a todo o A.T.. Quanto ao N.T., Cf. Jo 16:12 e Ap 22:18,19.

TEORIA DO DITADO VERBAL

Ensina a inspiração da Bíblia só quanto às palavras, não deixando lugar para a atividade e o estilo do escritor. Mas esta atividade e este estilo são patentes em cada livro. Lucas, por exemplo, fez cuidadosa investigação de fatos conhecidos: 1:4. Esta falsa teoria faz dos escritores verdadeiras máquinas, que escrevem sem qualquer noção de raciocínio. Deus não falou com os escritores como quem fala através de um auto-falante. Ele usou também as faculdades mentais dos que escreveram.

TEORIA DA INSPIRAÇÃO DAS IDÉIAS

Ensina que Deus inspirou as idéias da Bíblia, mas não as suas palavras... Afirma que as palavras ficaram a cargo dos escritores. Ora, o que é PALAVRA na definção mais sumária? Não é " a expressão do pensamento"? Tente o leitor agora mesmo formar uma idéia sem palavras... impossível!

Uma idéia ou pensamento inspirado só pode ser expresso por palavras inspiradas. Ninguém há que possa separar a palavra da idéia. A inspiração da Bíblia mão foi somente " pensada ", foi também "falada". A palavra " falar " em II Pedro 1:21; Hb 1:1; I Co 2:13. As palavras foram também inspiradas: Ap 22:19. De um modo muito maravilhoso, vemos a inspiração das palavras da Bíblia, não só no emprego da palavra exata, mas também na ordem em que elas são empregadas; no original, é claro.

Apenas 3 exemplos: Jó 38:19 e 37;9 ( a palavra precisa ); I Co 6:11 ( a ordem das palavras no seu emprego ).

CONCLUSÃO:

A TEORIA CORRETA DA INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA

É a chamada teoria da inspiração plena ou verbal. Ensina que todas as partes da Bíblia são igualmente inspiradas; que os escritores não funcionaram quais máquinas inconscientes; Que houve cooperação vital e contínua entre eles e o Espírito de Deus que os capacitava. Afirma que homens santos escreveram a Bíblia com palavras de seu vocabulário, porém sob uma influência tão poderosa do Espírito Santo, que o que eles escreveram foi PALAVRA DE DEUS. Explicar como Deus agiu no homem, isso é difícil! Se, no ser humano, o entrosamento do espírito com o corpo é um mistério inexplicável para os mais sábios, imagine-se o entrosamento do Espírito de Deus com o espírito do homem ! Ao aceitarmos Jesus como salvador aceitamos também as escrituras como revelação de Deus. Se o aceitarmos, aceitamos também a sua palavra. A inspiração plenária cessou ao ser escrito o último livro do N.T. . Depois disso nenhum outro escritor, nenhum outro servo de Deus pode ser considerado inspirado no sentido bíblico.




Total de visitas: 1207